Técnica de gravação binaural passa uma sensação 3D ao ouvinte

Um vídeo publicado no YouTube pelo usuário japonês washijaa com gravações de áudio binaural ganhou destaque recentemente em fóruns de discussão e redes sociais. A produção mostra como a técnica pode ser usada para obter efeitos de som impressionantes, capazes de bater de frente com aqueles produzidos por qualquer sistema 5.1 disponível no mercado.

Para realmente aproveitar todo o potencial do vídeo, é indispensável usar fones de ouvido com boa qualidade. De preferência, aumente o volume a uma altura alta (porém não desconfortável) e feche os olhos — se possível, certifique-se de estar em um ambiente quieto em que não haja qualquer possibilidade de interferência externa.

Embora seja bastante antiga, a técnica de gravação binaural ainda surpreende por realmente passar uma sensação 3D ao ouvinte. Simplesmente pelos sons provocados pelos objetos mostrados no vídeo é possível determinar a posição de cada um e a intensidade com que eles são movimentados. Para conferir mais detalhes sobre a técnica, não deixe de visitar o artigo “Áudio binaural: efeito 3D em fones de ouvido estéreo”.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: