Computação óptica deixará os computadores mais rápidos

Os cientistas já descobriram como construir chips fotônicos – que utilizam pulsos de luz em vez de elétrons para funcionar. Esses novos componentes poderiam acelerar o tráfego de dados entre redes de fibra óptica, eliminando-se o processo de conversão. Com isso, estamos mais próximos de ver a computação óptica em ação e ter PCs ultrarrápidos e com menor consumo de energia.

Nesse sentido, segundo o site The Verge, pesquisadores da HP Labs estudam as possibilidades dessa tecnologia mudar a forma como os computadores serão produzidos no futuro. De acordo com Moray McLaren, um dos cientistas envolvidos no projeto, esse tipo de componente (como moduladores, detectores, guias de ondas e filtros) se tornaram essenciais no funcionamento das máquinas.

O pesquisador acredita em duas variações possíveis para a fabricação de PCs. A primeira delas consistiria em adaptações entre as tecnologias convencional e óptica por meio de “fios inteligentes”, capazes de realizar o trâmite de dados de maneira mais eficiente.

A segunda perspectiva é mais radical. Tendo em vista que a comunicação óptica é muito diferente da eletrônica, McLaren prevê uma completa reavaliação de como os computadores são produzidos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: