Novidades sobre Mountain Lion

Está chegando a hora de a Apple surpreender a todos com mais uma atualização do Mac OS X, o sistema operacional oficial dos computadores produzidos pela empresa. As mudanças já começam com a nomenclatura: de agora em diante, o SO é chamado apenas de OS X, como podemos perceber pelo site da fabricante.

Apesar de uma cópia inicial do Mountain Lion ― como foi batizada a versão 10.8 do sistema ― já estar disponível para os desenvolvedores cadastrados com a Apple, o consumidor final só poderá adquirir o novo SO em julho. E assim como aconteceu com o Lion, é muito provável que a nova versão seja vendida apenas por meio de downloads, via Mac App Store.

Mas afinal, quais são as novidades que os fãs da Maçã podem esperar do Mountain Lion? De acordo com a Macworld, são mais de 100 recursos novos que, provavelmente, serão listados pela Apple nos próximos meses. Entretanto, alguns já foram divulgados e, por isso, podemos fazer um apanhado geral do que está por vir. Preparado?

AirPlay: conteúdo do Mac para a TV, pelo ar

Esta é uma das tecnologias presente no iOS e que ganhará seu espaço nos computadores desktops e portáteis produzidos pela empresa. Assim como já acontece com o iPad, iPod Touch e iPhone, o proprietário de um Mac equipado com OS X Mountain Lion também poderá exportar, via wireless, qualquer conteúdo que precise ser exibido na tela de uma TV de alta definição, como páginas web, vídeos, fotos, documentos, jogos, planilhas e muito mais.

Para fazer uso desse recurso, além do software específico, o usuário deve possuir uma televisão compatível com o AirPlay. Caso não seja o caso, a pessoa também pode comprar o Apple TV, centro de mídia que já foi homologado pela Anatel e, portanto, já está sendo comercializado oficialmente no Brasil.

Documentos na Nuvem

Depois de alguns serviços de armazenamento online que não foram para frente, como o .Mac e o MobileMe, a Apple finalmente acertou em uma plataforma que já conquistou mais de 100 milhões de usuários: a iCloud. Nada mal para um serviço que foi lançado em junho de 2011.

Com o OS X Mountain Lion, a integração com a nuvem será ainda maior, permitindo que as últimas alterações de documentos sejam sincronizadas entre Macs, iPhones, iPads e outros dispositivos da Apple. Além disso, usuários poderão compartilhar facilmente seus arquivos por meio do Share Sheet, novo recurso que permite enviar o conteúdo visualizado por email, mensagem instantânea e até para o Twitter.

Sai o iChat, entra o Messages

A partir do lançamento do Mountain Lion, o programa de mensagens instantâneas iChat será substituído pelo Messages, aplicação que já está presente no iPod Touch, iPhone e iPad. Entre as vantagens do uso do software estão o suporte nativo a vídeo conferências e compatibilidade com o FaceTime. Além disso, o programa também possui suporte para o iMessages, serviço de chat gratuito e desenvolvido para o iOS 5, que oferece a possibilidade de uso dos protocolos AIM OSCAR e XMPP, assim como a integração com Yahoo! e Google Talk.

Anotações onlines e sincronizadas

Além da possibilidade de guardar documentos na nuvem ― o que leva a Apple a competir diretamente com o Dropbox ―, o Mountain Lion trará também o Notas, serviço de anotações online semelhante ao Evernote e Sprigpad. Entretanto, como é de se esperar, as aplicações da Apple permitirão a sincronização apenas entre OS X e iOS, diferentemente dos concorrentes, que possuem aplicativos para as principais plataformas do mercado.

Gatekeeper: mais segurança e confiabilidade

O Gatekeeper é uma tecnologia de segurança da Apple que permitirá a você baixar e instalar aplicativos de terceiros sem a necessidade de comprá-los via Mac App Store, desde que o desenvolvedor esteja registrado com a Apple. O serviço também permitirá que softwares não registrados sejam instalados, e o nível de segurança proporcionado pelo Gatekeeper poderá ser configurado pelas Preferências do Sistema.

Lembretes espertos

Uma das novidades mais interessantes do iOS 5 é o Lembretes, aplicativo que possibilita organizar a sua vida por meio de uma lista de tarefas a ser executadas. O grande diferencial é que a aplicação pode trabalhar de acordo com a localização informada pelo gadget. Ao entrar em um supermercado, por exemplo, o dispositivo pode alertá-lo de que um dos itens da sua lista diz respeito a um produto que pode ser encontrado nesse local.

Infelizmente, esse aplicativo não deve ser tão bacana assim no Mountain Lion, já que os Macs tendem a ficar parados sobre uma mesa ou guardados dentro da mochila. Entretanto, como quem possui iPhone ou iPad costuma passar algumas horas do dia em frente a um computador, parece bastante útil ter sua “to-do list” sempre disponível e sincronizada, pronta para ser editada a qualquer momento.

Game Center, agora no Mac

Por enquanto, esse recurso ainda não tem muita utilidade, mas o fato é o que o Game Center, já utilizado no iOS, é uma das novidades do Mountain Lion. Para quem não conhece, essa é uma espécie de rede social da Apple para jogadores online, que permite convidar amigos para partidas, acompanhar o histórico de scores de seus contatos e manter o registro dos recordes, além de possibilitar o bate-papo por voz com outros jogadores.

Outras modificações

A partir da versão 10.8, as atualizações dos softwares da Apple estarão disponíveis apenas pela Mac App Store. Como se não bastasse, QuickTime e Photo Booth ganham novas opções de compartilhamento de mídia, enquanto o Safari tem a sua barra de ferramentas totalmente redesenhada no Mountain Lion. Outra novidade em relação ao navegador é a ausência da barra de buscas, já que agora a barra de URLs também passa a executar pesquisas, como acontece no Chrome.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: