PCs infectados com o DNSChanger serão cortados da internet no dia 9 de julho

Uma decisão do governo norte-americano determinou que, a partir do dia 9 de junho de 2012, todos os PCs infectados com o malware DNSChanger terão sua conexão com a internet cortada. A decisão faz parte de uma ação do FBI que tomou posso dos servidores ilegais usados para espalhar a ameaça — atualmente, as máquinas que sofrem com o contágio acessam a rede através de servidores DNS temporários.

Originalmente, o prazo para que a mudança acontecesse terminaria no dia 8 de março. O adiamento aumenta o tempo de que empresas dispõem para reparar os danos causados pelo malware — estimativas apontam que cerca de quatro milhões de computadores foram infectados em todo mundo, incluindo os sistemas pertencentes ao governo dos EUA e à metade das 500 empresas mais ricas do mundo segundo a Forbes.

Publicidade ilegal

Somente em fevereiro de 2012 foram detectadas 430 mil IPs infectados que foram obrigados a usar os servidores de DNS alternativos. A firma de segurança Internet Identify afirma que pelo menos 94 das grandes companhias do mundo e três agências governamentais norte-americanas ainda sofrem com o problema.

Estimativas apontam que o DNSChanger gerou cerca de US$ 14 milhões aos seus criadores através da inserção de anúncios publicitários não solicitados. As seis pessoas suspeitas de serem as responsáveis pela ameaça foram extraditas recentemente pela Estônia e devem ser julgadas criminalmente nos Estados Unidos.

O FBI criou um site destinado a detectar as máquinas infectadas pela ameaça. Caso você suspeite que foi uma vítima, basta acessar a página e informar seu endereço DNS para confirmar se há ou não uma infecção

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: