Red hat, empresa open source com receita de mais de US$ 1 bilhão

redhat-5528

A Red Hat é a primeira fornecedora de software open source a obter receita de 1 bilhão de dólares. Os resultados financeiros da empresa, anunciados no dia  28/3, mostram que a companhia encerrou o ano fiscal [que acabou em 29 de fevereiro] com receita de 1,13 bilhão de dólares, aumento de 25% em comparação com o ano anterior. O lucro líquido foi de 146,6 milhões dólares, acima dos 107,3 milhões dólares registrados no ano fiscal 2011.

“Poucas empresas têm sido capazes de chegar a essa marca”, afirmou em entrevista o CEO da Red Hat, Jim Whitehurst.

Quando a Red Hat realizou seu IPO (oferta pública inicial), em 1999, a estratégia de ganhar dinheiro com software open source não era comprovada. Apesar de o software open source ser amplamente utilizado por acadêmicos e pessoas com perfil técnico, as corporações ainda mostravam cautela sobre o uso do modelo, citando temores de segurança e suporte. E os investidores se questionavam como uma empresa poderia ganhar dinheiro liberando o código-fonte de seu software sem nenhum custo.

Então, a companhia adotou a estratégia de liberar o código-fonte e cobrar taxas para suporte. Hoje, esse modelo é copiado – embora em menor escala – por uma gama de empresas de software de código aberto, como Eucalyptus (focada em cloud computing), Alfresco (de gerenciamento de conteúdo) e JasperSoft (Business Intelligence).

FONTE:http://pcworld.uol.com.br

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: