Tutorias do Windows 8

Como mudar o fundo da interface Metro

O Windows 8 Consumer Preview está disponível desde a semana passada, mas já há muita gente que cansou do visual dele. Se você quer adicionar um pouco de personalização para o sistema operacional, pode começar editando o fundo da tela inicial (Start Screen) da interface Metro. Gostou da ideia? Então acompanhe alguns rápidos passos e deixe o seu computador com oWindows 8 ainda mais bonito.

1. Coloque o cursor de seu mouse na parte superior direita da interface Metro. Em poucos segundos, a “Charm Bar” será aberta. Quando isso acontecer, clique sobre o botão “Settings” (Configurações).

2. Logo depois, pressione “More PC Settings”.

3. Uma opção “Personalize” vai surgir no seu computador. Logo após selecioná-la, clique sobre “Start Screen”.

4. Você pode localizar o botão “Choose a background”. Ao clicar sobre ele, várias imagens vão aparecer, e você vai poder escolher uma delas para deixar no fundo de sua tela inicial. Pelo menos na versão de testes do Windows 8, é impossível enviar novas imagens para o sistema.

4. Agora, você só precisa escolher uma nova cor de fundo em “Choose backgroud color”. Ao fazer isso, a Start Screen estará do jeito que você quer.

Como adicionar o “Meu Computador” às telas de início

Você já deve ter reparado que o Windows 8 Consumer Preview não está contando com o ícone “Meu Computador” (na Área de trabalho clássica ou na interface Metro). Mas isso é um problema muito simples de ser resolvido, e são exigidos apenas alguns poucos passos para que você consiga trazer os ícones de volta ao seu PC.

1. No desktop clássico, clique com o botão direito do mouse sobre qualquer área vazia e pressione o botão “Personalize”;

2. Com a nova janela aberta, clique sobre “Change desktop icons”;

3. Quando as opções forem abertas, marque a caixa que está ao lado de “Computer”;

4. Assim que você clicar em “OK”, o ícone estará disponível na Área de trabalho;

5. Clique sobre ele com o botão direito e escolha “Pin to Start”;

6. Agora ele também está disponível na interface Metro.

Como fixar pastas na tela Start do Windows 8

Pelo menu de contexto da pasta ou arquivo

Também é possível clicar com o botão direito do mouse sobre o arquivo ou pasta que se quer adicionar à tela Start e, no menu de contexto que se abre, clicar em “Pin to Start”.

Quando se clica em um atalho de uma pasta, ela é aberta pelo Windows Explorer na Área de trabalho antiga do Windows 8.

Organize a tela Start

Por padrão, novos atalhos da tela Start são colocados no lado direito da tela, mas você pode mudar o posicionamento deles livremente. É simples arrastar qualquer um deles de um ponto para outro da tela.

É possível, inclusive, levar um atalho a um grupo de ícones e até mesmo criar um novo grupo. Neste último caso, você deve arrastar o ícone até uma área livre da tela Start. Uma barra vertical se revela, indicando a possibilidade da criação de uma nova coluna de atalhos. É assim que você pode organizar aplicativos em grupos relacionados, mantendo a tela limpa e funcional. Quando você remover ou deslocar todos os aplicativos de um grupo, ele é desfeito automaticamente; assim, não ficam espaços sem aproveitamento na tela.

A fim de organizar melhor a sua tela Start, você também pode renomear qualquer atalho. Para isso, clique com o botão direito sobre aquele cujo nome você pretende alterar. Na barra que aparece na parte de baixo da tela, clique em “Open file location”.

Selecione o atalho desejado e aperte F2. Renomeie como quiser e tecle Enter. Pronto, o tile está com o novo nome que você deu.

Como remover um atalho

Para remover qualquer atalho da tela Start, seja uma pasta ou um aplicativo, selecione-o. A opção “Unpin from Start” é a primeira que aparece na barra inferior, independente se o aplicativo é da interface Metro ou não. Basta clicar nela, sempre lembrando que isso não desinstala o aplicativo.

…..

A tela Start é uma grande mudança do Windows 8 e pode causar estranheza para muitas pessoas. O melhor jeito de se acostumar ao novo ambiente é explorá-lo ao máximo. Esperamos ter ajudado você com mais um tutorial.

Como configurar o Gmail no cliente do Windows 8

Gmail no Windows 8 Consumer Preview

Primeiro, abra o aplicativo Mail. O atalho se encontra na tela Start, como você confere na imagem abaixo.

No canto inferior esquerdo, você pode visualizar a área “Add email accounts”. Nela, já há um botão para adicionar uma conta do Google.

Após clicar neste botão, basta informar as credenciais (login e senha) para integrá-la ao Windows 8 Consumer Preview.

Espere alguns segundos até que tudo seja sincronizado, e então você poderá conferir a sua caixa de entrada. O aplicativo do Windows 8 Consumer Preview para leitura de emails é simples, mas pode ser uma boa ajuda para observar suas mensagens rapidamente.

Como remover uma conta do Mail

Para remover qualquer conta do Mail, clique com o botão direito sobre ela e em “Delete”, no pequeno menu de contexto que se abre. Você pode remover até mesmo a conta do Hotmail que utilizou durante a instalação do Windows 8 Consumer Preview

Como renomear os grupos na tela inicial do Windows 8

Grupos do seu jeito

1-Clique no pequeno ícone no extremo canto inferior direito da tela, que tem o desenho de uma lupa. O zoom se afasta, revelando toda a tela Start.

2-Clique com o botão direito sobre o grupo cujo nome você pretende mudar. Uma barra será revelada na parte de baixo da tela. Neste local, você terá a opção “Name group”. Clique nela.

3-Uma pequena caixa de texto aparece, e você só precisa digitar o nome desejado, clicando em “Name” para confirmar.

Clássico ou Metro, veja como se abre o Painel de Controle do Windows 8

 

Painel de Controle clássico

A maneira mais ágil de acessar o Painel de Controle clássico é utilizar a combinação de teclas Windows + X, que abre um menu no canto inferior esquerdo. Ele oferece atalhos a diferentes áreas do sistema, inclusive para o Painel de Controle. É possível utilizar o atalho tanto na tela Start quanto no desktop antigo.

Outra maneira de abrir o mesmo menu é posicionar o cursor do mouse no canto inferior esquerdo da Área de trabalho clássica e clicar com o botão direito.

Painel de Controle Metro

A nova interface Metro do Windows 8 tem um Painel de Controle próprio. Para abri-lo, primeiro acione a Charms Bar, o que pode ser feito com as teclas Windows + C. Clique em “Settings”.

Em seguida, clique em “More PC settings”.

Este é o novo Painel de Controle. À esquerda, você pode explorar diferentes áreas, como personalização, usuários, notificações, busca, compartilhamento e outras.

Aproveite a busca

A ferramenta de busca do Windows 8 Consumer Preview permite que você pesquise por recursos em áreas específicas do sistema operacional, entre elas a de configurações. Por isso, uma maneira de acessar diretamente uma ferramenta do Painel de Controle é usar o atalho Windows + W, que aciona a busca do SO já filtrada para as configurações do sistema. Então, digite o recurso desejado, apenas se lembrando de que esta versão do Windows 8 está em inglês.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: